O dia internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho de cada ano.

sábado, 12 de maio de 2012

Princípios do Cooperativismo

PRINCÍPIOS
O cooperativismo tem como base orientadora sete princípios, pelos quais as cooperativas regem seus valores e práticas. Tais princípios se originaram na Inglaterra, quando foi fundada a primeira cooperativa, em 1844.
1º. Adesão voluntária e livre
Qualquer pessoa pode fazer parte da cooperativa, desde que esteja apta a utilizar os seus serviços e a assumir responsabilidades enquanto membro, sem discriminação de sexo, social, racial, política ou religiosa.
2º. Gestão democrática
Os membros das cooperativas, que são organizações democráticas, participam ativamente da formulação das políticas e da tomada de decisões. O voto de todos tem o mesmo valor.
3º. Participação econômica dos membros
Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam o seu uso democraticamente. Parte desse capital é, normalmente propriedade comum da cooperativa. 
4º. Autonomia e Independência
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se firmarem acordos com outras organizações, sejam instituições públicas, privadas ou de capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da cooperativa.
5º. Educação, formação e informação
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação. 
6º. Intercooperação
As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais - força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais. 
7º. Interesse pela comunidade
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros. 

Bibliografia:
http://www.ocbce.coop.br/sis.index.asp?pasta=1&pagina=23
Postado por: Dylan Nobre - 2º06 Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário